segunda-feira, setembro 05, 2005

Novela Mexicana

Sonny tem uns amigos sinceros tambem. Saem juntos na noitada, vao ao cinema, jantam em restaurantes "do momento", passeiam nos parques e fazem festas. Como qualquer ciclo de amigos, eles tem suas anormalidades e interligacoes. A unica coisa que os diferem de todas as outras turmas, eh que se amam de verdade e com esse amor mais estranho e ilumidado eles se dependem e as vezes agem como se fossem casados. Todos juntos.
Por ser temperamental Sonny tem a facilidade de as vezes poder fingir estar emburrado ou chateado, ou ate mesmo cansado, pra poder ficar de lado analizando qualquer piscar de olhos ou apertar de labios. Do canto escuro descobre pistas que revelam o que cada um de seus amigos estao pensando em determinados momentos ou o que realmente cada um quer. Sonny diz ser esperto, mas tambem nao vou por as minhas maos no fogo po isso.

Esses dias me disse que estavam almocando todos juntos num desses restaurantes de Stoke Newington, no norte de Londres. Todos perceberam o mal atendimento do lugar e ficaram endiabrados com aquilo. Pra ajudar a comida era um pouco diferente do que estavam esperando. Mas tudo bem uns podem amar e outras odiar.
Mas entao, eh aeh que mora o problema. Existe o falado de que gosto nao se discute. Pra eles nesse dia o ditado realmente serviu porque nao discutiram mesmo. Eles brigaram. Um porque havia sugerido e estava se sentindo ofendido pelos outros falarem tao mal e o outro por resmungar um pouco demais.
Porque Sonny me contou esta estoria? Bem, ele chegou a conclusao de que existem pessoas a beira do perigo a qualquer momento, existem almas ariscas prontas a atacar por estar, eu diria, infeliz com a sua situacao. Existem aqueles que por quererem se sentir uteis, acabam ficando ocupados demais e vao deixando tudo passar como se fossem trens de encontro (um sendo sua vida) num trilho a cento e cinquenta quilometros por hora - assistindo estressados tudo passar. Tambem existem os "naives" que com aquele olhar eterno de "Como assim? O que esta acontecendo?" - olhos arregalados, boca semi-aberta - aceitam tudo sem optar pra algum lado. Pela forte coneccao e convivencia - assim como garotas que vivem juntas e se menstruam no mesmo dia - mas descontrolados, os companheiros colocaram suas frustacoes em dia naquela justa situacao, suposta a celebrar o contentamento e uniao. Usando apenas palavras diferentes desbocaram e aliviaram seus coracoes abrigando assim mais esclarecimentos as suas posicoes. E Sonny disse que ja sabia que tudo aquilo iria acontecer assim que botaram o pe naquele lugar.

Depois de muitos silencios falsos e inquietacoes de seus desdobramentos psicologicos, Sonny chegou a conclusao de que precisa de mais espaco pra exercer seus planos e pensamentos. Descobriu caminhos e atalhos ligando os espacos perdidos de seus conterraneos. Dos erros dos outros consegue agora ter uma teoria mais convincente de suas funcoes. Sonny como eu ja disse esta mais confidente. Porem, isso nao quer dizer muita coisa, ja que seus defeitos ainda nao foram curados. Mesmo assim seus machucados nao doem com a mesma forca de ontem e seus arrependimentos somem em questoes de minutos.

Seu lado mais generoso quer ajudar os mais perdidos nessas horas, embora sabe que quem tem que os ajudar sao eles mesmos. De qualquer forma ele me avisou que nao vai sair desse caminho e continuara com as maos firmes no volante. Define essa sua vida como uma novela que nao tem fim mas, centenas de recomecos. Mesmo se um dia nao verem o Sol, as promesas e desculpas ainda os servirao como combustivel pra essa divina aventura de se comprometer a ser feliz a qualquer custo uns com os outros.